A Ética e o Sigilo

1. Ética:

É fundamental na realização da auditoria que os auditores demonstrem ética profissional através dos seguintes atributos:

1.2. Imparcialidade - O Auditor deve ser imparcial, baseando-se nos fatos, não emitindo julgamentos e tomando partidos.

1.3. Independência - O Auditor Interno somente é independente quando pode exercer suas funções de auditoria de forma livre e objetiva. A Independência permite ao Auditor Interno exercer julgamento imparcial e sem tendenciosidade, que é essência à realização de uma boa auditoria. Isto se consegue através de adequado "status" na organização e objetividade na consecução de suas atividades.

1.4. Honestidade - O Auditor deve se manter honesto, não deve aceitar qualquer tipo de suborno ou propinas, ou forjar qualquer tipo de situação imprópria.

2. Sigilo:

"Respeitar o sigilo das informações obtidas em decorrência de relacionamentos profissionais e comerciais e, portanto, não divulgar nenhuma dessas informações a terceiros, a menos que haja algum direito ou dever legal ou profissional de divulgação, nem usar as informações para obtenção de vantagem pessoal pelo profissional da contabilidade ou por terceiros."NBC PG 100 - Aplicação Geral aos Profissionais da Contabilidade (Esta Norma tem por base as Seções 100, 110, 120, 130, 140, e 150 da Parte A do Código de Ética da IFAC).

Além da ética e do sigilo o auditor interno deve possuir outros atributos pessoais, para formação de um perfil ideal, tais como:

- Competência técnica;

- Objetividade;

- Planejamento;

- Organização (zelo profissional);

- Comunicação;

- Integridade;

- Senso de percepção;

- Criatividade;

- Urbanidade, franqueza, sinceridade;

- Boa apresentação;

- Bom senso;

- Curiosidade;

- Persistência;

- Cooperação;

- Boa entoação de voz;

- Postura profissional;

- Abordagens construtivas;

- Linguagem simples e inteligível; e

- Obediência ao horário de trabalho.

CÂMARA MUNICIPAL DE COLATINA - ES

Portal desenvolvido e mantido por Ágape Consultoria