Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Rio Doce

O presidente do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Rio Doce clama por sensibilidade e mobilização desta importante Bacia

10 de abril de 2013 às 00h00.

No dia 08 de abril o presidente do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Rio Doce, Ricardo Pretti, participou da tribuna livre na Câmara Municipal clamando aos vereadores e à sociedade sensibilidade e mobilização desta importante Bacia.

Segundo Pretti, a Bacia possui 955,3 km⊃2; de área com 85 km de extensão entre sua principal nascente, na Serra do Gelo, divisa entre os municípios de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá, até sua foz na sede do município de Colatina onde, a 40 m de altitude, deságua no Rio Doce e abrange três municípios como Santa Teresa, São Roque do Canaã e Colatina e contempla a população com cerca de 34.600 habitantes.

Ele explica que o comitê surgiu como uma ferramenta de gestão das políticas públicas e recursos advindos da União e de instrumentos de cobrança pelo uso da água, voltados para ações que revertem os problemas gerados pelo desenvolvimento não sustentável.

Pretti finalizou frisando que não existe comitê se não houver envolvimento dos poderes públicos constituídos, sociedade civil e usuários e assim traçarem os caminhos a serem seguidos e quais alternativas devem ser utilizadas para atingirem as metas.

Camila Nascimento