CPRM DIVULGA NOVO BOLETIM SOBRE "ONDA" DE LAMA

09 de novembro de 2015 às 00h00.

Belo Horizonte, 09 de novembro de 2015 às 14:00h. Prezados Senhores, Devido ao rompimento da barragem em Mariana-MG estamos realizando o monitoramento da onda de cheia ao longo do rio Doce. O monitoramento está sendo realizado em tempo real por meio de estações de monitoramento automáticas instaladas na calha do rio Doce e equipes de campo que estão no local. O escritório da CPRM em Belo Horizonte está funcionando 24 horas por dia com uma equipe de plantão.   Situação Atual A onda de cheia passou pelo rio Gualaxo do Norte, rio do Carmo, e agora está se deslocando ao longo da calha do rio Doce. O pico de vazão já foi registrado nos seguintes locais: ? UHE Risoleta Neves/Candonga (manhã do dia 06/11/15) – 1900m⊃3;/s ? Estação Cachoeira dos Óculos (manhã do dia 07/11/15) - 810m⊃3;/s ? Estação Belo Oriente (madrugada do dia 08/11/15) - 810m⊃3;/s ? UHE Baguari (tarde do dia 08/11/15) - 760m⊃3;/s ? Estação Governador Valadares (tarde do dia 08/11/15) – 585m⊃3;/s ? Estação Tumiritinga (na noite do dia 08/11/15 e madrugada do dia 09/11/2015) ? Município de Conselheiro Pena (manhã do dia 09/11/2015) ? No momento, as 14:00h, onda de cheia está passando pelo município de Resplendor O próximo município a ser atingido pela onda de cheia é Aimorés, que fica a aproximadamente 500 Km de Bento Rodrigues. Na manhã de hoje foi verificada a presença de água com uma turbidez elevada na Usina de Baguari o que poderá alterar ainda mais a turbidez da água a jusante da Usina. A figura abaixo ilustra o deslocamento da onda de cheia desde o distrito de Bento Rodrigues até o município de Resplendor. Ao longo do trecho são apresentados nos locais de monitoramento o horário de chegada da onda, o horário do pico e informações adicionais.

A onda de cheia não irá causar enchentes nos municípios que estão localizados nas margens do rio Doce.   A previsão será atualizada, com o monitoramento da translação da onda de cheia ao longo do rio. A mesma poderá ser acompanhada no link do SACE (Sistema de alerta de eventos críticos) da CPRM observando as estações: Cachoeira dos Óculos, Belo Oriente, Governador Valadares, Tumiritinga, Colatina e Linhares. Links do Sistema de Alerta da bacia do rio Doce http://www.cprm.gov.br/sace/index_bacias_monitoradas.php# http://sace-doce.cprm.gov.br/sace-doce/