Audiência pública discute compra de terreno para implantar Fazenda da Esperança em Colatina

No dia 26 de julho aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal de Colatina para debater a compra de um terreno.

27 de julho de 2010 às 00h00.

No dia 26 de julho aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal de Colatina para debater a compra de um terreno onde deverá ser implantada uma unidade da "Fazenda da Esperança" na cidade. Esse é um projeto que tem como objetivo a reabilitação de portadores de dependência química, álcool e drogas. Vereadores, secretários municipais, pessoas ligadas ao projeto e a população estiveram presentes.

Colatina, apesar do alto índice de dependentes químicos, aproximadamente 12% da população, ainda não possui espaço próprio para tratamento monitorado desses usuários. E a Fazenda da Esperança dará aos dependentes a oportunidade de ter uma nova vida, quando recuperados, podendo retornar a sociedade. Ela será um ganho para todos, mas principalmente para as famílias que buscam alternativas de tratamento para seus entes queridos envolvidos com drogas ou álcool.

Durante a audiência, pessoas ligadas ao projeto esclareceram que para que a fazenda possa ser implantada no município, a prefeitura municipal está comprando 16 alqueires de terras, por R$ 1.920.000,00, situada no Córrego Brejal/Timbuizinho. Olmeris Auer disse que diversas áreas foram visitadas no âmbito do território do município, porém os responsáveis pelo projeto decidiram por essa área. Para eles, ela é a que mais atende a finalidade da Fazenda da Esperança.

Os recursos financeiros para a compra e doação do terreno serão repassados ao município pelo governo do Estado. A estrutura com que a entidade trabalhará na cidade permitirá o atendimento de 150 pacientes que terão a oportunidade de se recuperarem. Para finalizar, alguns vereadores e cidadãos deram a sua opinião sobre a compra. A audiência foi presidida pelo vereador Hélio Dutra Leal (PDT). O vereador Sérgio Meneguelli (PSDB) disse que é muito importante ter audiência para discutir a compra de um terreno, pois o povo precisa saber se o que a prefeitura está pagando realmente vale.