Desde 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a data de 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Desde 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a data de 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Ocorrendo assim, uma mobilização mundial para mostrar que existem pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos. Para que essa mobilização não dure somente um dia, muitas cidades têm uma semana inteira dedicada a essa causa. Em Colatina, vários pontos foram decorados com a cor azul, que simboliza essa luta, inclusive a Câmara Municipal. E isso está acontecendo em todo o mundo.
Para falar um pouco sobre esse assunto, Roberta Zen Serafim, que trabalha na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Colatina (Apae), onde funciona o Centro de Tratamento Autismo (CTA), participou da tribuna livre no dia 28 de março. Ela explicou que o autismo não tem cura, mas pode e deve ser tratado. E é isso o que a Apae faz. Hoje, ela atende a 50 pessoas, mas a demanda é ainda maior. No passado, inúmeras crianças autistas eram trancadas em casa e não recebiam o tratamento adequado.
Segundo Serafim, hoje existem cerca de 50 milhões de autistas no mundo, 2 milhões estão no Brasil. Para que essa luta possa ser vencida, Roberta Zen convidou a todos os vereadores e a população para ajudar essa causa, que é mais do que justa. Esse dia serve para esclarecer o que vem a ser o autismo e espalhar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
Segunda a sexta-feira de 12h às 18h
(27) 99987-1535
Todas as segundas-feiras às 18h00
Rua Prof. Arnaldo de Vasconcelos Costa, 32 - CEP: 29.700-025 - Colatina/ES